Olá, o post de hoje promete detalhar, ao máximo, o que seja Coworking e quais são as vantagens desta modalidade de serviço, cada vez mais aceita pelos empreendedores na busca por soluções para seus negócios.

O mercado de trabalho está em constante transformação e evolução. Cada vez mais as empresas e os profissionais das mais variadas áreas têm se aberto para novos métodos e ideias. E uma das tendências modernas das relações e organização do trabalho surge com muita força nesta década: o coworking.

O coworking é um sistema de trabalho em um espaço democrático, ou seja, um ambiente em que diversos profissionais utilizam a mesma estrutura física,  especialmente pensada para o trabalho autônomo. Por ser compartilhado, pode significar uma boa diminuição de custos, não é mesmo? Mas a utilização dessas estações de trabalho não se limitam apenas ao aspecto financeiro. Acima de tudo, quando falamos em coworking, temos de abordar integração, networking e troca de experiências e conhecimentos.

Confira abaixo as principais vantagens de optar por um espaço compartilhado:

Companhia e networking

Uma das desvantagens de trabalhar em casa é o isolamento que pode desmotivar a pessoa no trabalho. Por muitas vezes, ter a companhia de outras pessoas pode ser um plus na sua produtividade. E mais: é comprovado, por diversos empreendedores, que a sua rede de contatos aumenta muito mais neste modelo de espaço num espaço de coworking.

 

Menor custo

Nós sabemos que uma das coisas mais importantes para quem está começando o próprio negócio é o orçamento. Por isso, as estações de trabalho são ótimas alternativas para aqueles que não têm capital para alugar salas físicas privativas. Você não tem nenhum custo com água, luz, telefone, impostos, limpeza, mobiliário etc.

 

Produtividade

Trabalhar em casa poder levar a várias distrações, como a família, visitas, as tarefas domésticas e a procrastinação. Se você se distrai muito trabalhando em casa, pode encontrar o foco e disciplina que faltavam nesses espaços compartilhados. A produtividade também é ligada ao fato do profissional não ter que ser que dispender tempo com tarefas relacionadas a administração e manutenção de escritório físico, contratação e treinamento de funcionários, entre outros itens do dia-a- dia que normalmente tiram o foco do empreendedor em atingir suas metas.

 

Criatividade & Aprendizagem

Trabalhar sozinho em casa só contará com as suas ideias e com a sua imaginação, porém, ao trabalhar com outras pessoas ao seu redor, as ideias surgirão em maior número. Sim, se relacionar com pessoas aumenta a criatividade e a aprendizagem.

 

Espaço Profissional

Receber os seus clientes num espaço profissional de coworking é mais interessante do que marcar num café, não é mesmo? A maioria dos espaços de Coworking possuem estrutura de lazer e salas de reunião equipadas para receber os clientes, com custo menor para clientes.

 

Parcerias

A diversidade de empresas instaladas no Coworking permite a parceria e a troca de serviços entre Coworkers, sendo pratica comum nestes ambientes compartilhados.

 

Amizade

Além da interação humana no trabalho, trabalhar num espaço de coworking permite-lhe fazer novos amigos.

 

Tipos de Coworking:

 

1- Fixo: São estações de trabalho fixas e exclusiva do cliente, ou seja, o Cliente – Coworker irá trabalhar na mesma mesa todos os dias, portanto, o cliente pode deixar seus pertences na mesa, como se fosse seu escritório.
Normalmente, é exigido um contrato mínimo de 3 meses, para que o cliente possa utilizar outros benefícios como: divulgação do endereço comercial ou fiscal, telefone fixo exclusivo, gerenciamento de correspondência entre outros.

 

2- Rotativo ou Volante: São estações de trabalho alugadas por hora, período ou dia, de acordo com a disponibilidade do local. Perfeito para aqueles que utilizam o Coworking esporadicamente. Neste plano é importante verificar se a empresa contratada possui varias localidades com este tipo de serviço.

 

Desta maneira você poderá trabalhar em unidades diferentes, mais perto de onde estiver e com muito mais networking!

Desta maneira, a opção entre Coworking fixo e rotativo irá depender da sua necessidade.

 

Você já conhece a My Place Office?

Veja aqui todas as nossas unidades da My Place Office que possuem Coworking

Escrito por: Viviani Cabral, Coo – My Place Office