Atualmente, uma dúvida muito importante que profissionais de marketing precisam responder é se vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital. Afinal, essa é uma opção interessante que conta com vantagens e desvantagens.

Considerando que uma agência digital costuma trabalhar com clientes apenas pela internet, sem um contato físico, normalmente não há uma sede fixa onde operar. No entanto, há ganhos de produtividade consideráveis ao colocar todo o time em um único lugar.

E aí, vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital ou não? É o que veremos neste artigo. Por isso, siga a leitura até o fim!

O que é um coworking?

Antes de falarmos se vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital ou não, precisamos em primeiro lugar definir o que é esse tipo de espaço.

Um coworking é um modelo de trabalho que consiste no compartilhamento de espaços e recursos físicos para mais de uma empresa ou profissionais freelancers.

Na prática, consiste em um espaço físico, como um prédio comercial, que é dividido em várias salas de operações, salas comuns, banheiros e outros cômodos e é alugado para várias empresas ao mesmo tempo.

Alguns coworkings, na verdade, consistem em salas simples disponíveis gratuitamente para estudantes, profissionais freelancers e outros tipos de empreendedores.

Tanto é assim que a Prefeitura de São Paulo já pensa, por exemplo, em instalar um coworking para o público em geral.

Quais as vantagens de trabalhar em um coworking?

Para saber se vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital, é importante estabelecer quais são os ganhos que você terá com isso e quais são as perdas.

Afinal, como basicamente qualquer decisão corporativa, há prós e contras a levar em consideração nessa escolha. É preciso pesá-los para chegar ao equilíbrio ideal para o seu negócio.

Veja a seguir quais são as vantagens e desvantagens de se operar em um coworking!

Vantagens

Existem muitas vantagens de trabalhar em um coworking sendo uma agência digital. Abaixo, separamos algumas!

Networking

Trabalhar em um coworking permite que uma agência de marketing possa alcançar vários potenciais clientes sem muita dificuldade. Afinal, o espaço é compartilhado com freelancers e outros tipos de agências, todos precisando de um apoio publicitário.

Além disso, há também a possibilidade de encontrar bons profissionais que possam contribuir com as campanhas que você realiza.

Assim, é fácil apontar o ganho em networking como uma das principais vantagens de trabalhar em um coworking.

Custos menores

Se você quiser montar uma sede para a sua empresa, terá de alugar um espaço, pagar energia elétrica, água e Internet, além de uma série de outros custos sazonais (pintar e reformar o espaço, etc.).

Com o coworking, você tem tudo isso a um custo mensal menor do que se fizesse o mesmo com o seu próprio espaço.

Ambientação de qualidade

Um dos grandes benefícios do coworking é que toda a ambientação é de muita qualidade, proporcionando um espaço muito gostoso para trabalhar.

Nos melhores coworkings, há Internet, cozinha, banheiros limpos e outros elementos que fazem com que os trabalhadores ali se sintam bem e confortáveis.

Mais produtividade

Um dos benefícios do coworking é ter toda a equipe da sua agência digital em um só lugar. Em vez de resolver tudo em grupos de WhatsApp ou calls no Skype, é possível simplesmente conversar e trocar ideias pessoalmente.

Isso ajuda na produtividade do time, além de melhoria na qualidade das ações executadas para os clientes.

Sala de reuniões

Uma vantagens muito importante do coworking é a presença de salas de reuniões para encontrar com clientes em potenciais. Em vez de lidar com os leads em calls no Skype, é possível causar um impacto mais positivo ao recebê-los para uma reunião com café e um bate-papo pessoal.

Boa localização

Normalmente, os coworkings estão localizados em excelentes pontos comerciais, perto de shoppings, estações de metrô, ônibus e outros elementos importantes para os profissionais, potenciais clientes e mais pessoas.

Afinal, vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital?

Considerando tudo isso, é um fato que vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital. Afinal, existem diversas vantagens e no final, acaba sendo bastante vantajoso.

No entanto, é fato que trabalhar em um coworking não é uma opção para todas as agências digitais. Em alguns contextos, o mais benéfico é manter o modelo de trabalho remoto.

E aí, decidiu se vale a pena trabalhar em coworking sendo agência digital para você? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!