Divulgue esse artigo

Quem trabalha sozinho ou tem poucos funcionários sofre com a dúvida: como fazer um bom atendimento ao cliente?

As empresas de médio e grande portes possuem um grupo grande de atendentes treinados para vender e reter clientes. Mas e os pequenos negócios? Como prestar um bom atendimento mesmo sem ter uma equipe para isso?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como fazer um bom atendimento ao cliente e construir com um relacionamento duradouro, mesmo atuando de forma autônoma ou com poucos colaboradores.

Dicas de como fazer um bom atendimento ao cliente

Independentemente do ramo de atuação, é essencial que você acompanhe as mudanças de comportamento do consumidor. Hoje, mais do que um adquirir um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade, o cliente busca uma experiência de compra.

Saiba como fazer um bom atendimento ao cliente com atitudes simples:

Seja natural

Nada impede que você monte um script para atender seu cliente, mas evite agir ou falar de maneira muito mecânica. Dê preferência ao atendimento humanizado e crie empatia pela pessoa que está à procura do seu produto ou serviço.

Conheça seu cliente

Você só conseguirá oferecer um atendimento de qualidade se conhecer a pessoa que procura pelo seu produto ou serviço. Tente entender o problema do cliente e o que o levou até o seu negócio. Ao entender os anseios do seu público, fica mais fácil criar ofertas, promoções e superar as expectativas dele.

Defina seus canais de comunicação

Quando começamos um negócio, a vontade é de divulgá-lo em todos os canais de comunicação possíveis. Mas como fazer um bom atendimento ao cliente dessa forma? É preciso ter foco! Quanto mais canais de comunicação você abrir (e-mail, telefone, whatsapp, entre outros), mais tempo precisará ter para administrá-los. Escolha alguns pontos de contato no começo e dedique-se para torná-los o mais eficiente possível.

Não deixe o cliente esperar demais

Quem trabalha sozinho sempre tem muitas tarefas para realizar. Mas é preciso encontrar um tempo para fazer um bom atendimento ao cliente. Separe momentos do dia para responder aos contatos feitos pelo formulário do site, whatsapp e redes sociais e estabeleça prazos para dar retornos, evitando que o cliente fique ansioso e acabe procurando o concorrente.

Cuidado com a apresentação pessoal

Quem trabalha em casa, muitas vezes peca pela falta de apresentação pessoal. Mesmo atuando em home-office, procure se arrumar e cuidar da aparência, mesmo que não atenda ninguém pessoalmente.

Controle a linguagem

Toda região tem seu linguajar e gírias, mas a linguagem coloquial demais pode passar a ideia de falta de profissionalismo em muitos casos. Tome cuidado com as palavras, especialmente ao responder os contatos pelo e-mail ou whatsapp.

Gerencie seus clientes

Não abandone as pessoas que procuram pela sua empresa. Procure manter um bom relacionamento. Desenvolva comunicações para diferentes situações (boas vindas, promoções, fidelização), pois cada tipo de cliente precisa de uma atenção diferente. Ao separá-los em listas ficará mais fácil aplicar o marketing de relacionamento. Se puder, aposte em ferramentas de automação de marketing e CRM.

Profissionalize seu negócio

Mesmo trabalhando sozinho ou com uma equipe enxuta, sempre há possibilidade de profissionalizar o negócio. O que acontece é que muitas pessoas trabalham em casa e “pecam” por atender clientes em cafés, padarias e até no shopping, o que muitas vezes não transmite uma imagem séria e profissional da empresa.

Se este é o seu caso, a dica é avaliar a possibilidade de migrar sua empresa para um escritório compartilhado, onde você pode locar uma estação de trabalho no sistema de coworking ou até mesmo uma sala privativa.

O interessante é que no escritório compartilhado você paga uma taxa única por todos os serviços, desde a locação do espaço até o cafezinho e a limpeza. Em muitos espaços, também é possível ainda locar uma sala de reunião para receber clientes de forma bastante profissional.

No Brasil, esse serviço de escritório compartilhado já está bem consolidado. Uma das empresas que oferece essa gama de serviços é a MY PLACE OFFICE. Inaugurada em 2009, está entre os cinco maiores espaços de escritórios compartilhados do Brasil!

Ao todo são 16 unidades espalhadas por quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Espírito Santo –, totalizando 3 mil clientes.

Espero que nossas dicas sobre como fazer um bom atendimento ao cliente tenham ajudado você. Se gostou do nosso artigo, acompanhe o nosso blog para ficar atualizado sobre o universo dos escritórios virtuais e coworkings.


Divulgue esse artigo