A pandemia do novo coronavírus não é um caso apenas de saúde pública. A saúde das empresas foi fortemente afetada pela coronacrise. Excetuando os serviços considerados essenciais, a maioria das empresas foi obrigada a baixar suas portas e a permanecer por meses sem atividades.
Amparados por decretos estadual e municipais, o comércio pode reabrir, porém em meio à necessidade de seguir rigorosos protocolos de segurança, perda de receitas e problemas financeiros de caixa e para honrar as folhas de pagamento.
Reabrir as portas em meio a uma pandemia sem precedentes na atualidade é um verdadeiro ato de heroísmo. Uma batalha foi travada para que as empresas pudessem voltar às suas atividades e agora, diante dos impactos causados por mais de 4 meses de paralisação, a depender da localidade, a Fecomércio, o Sesc e o Senac, com o apoio da My Place Office, estão empenhados em dar todo o suporte necessário para que essa retomada do comércio de bens, serviços e turismo seja de sucesso.
Com o objetivo de disponibilizar um conjunto de ações de apoio à retomada da economia, estas instituições lançam recentemente o projeto “Retomada de Sucesso”.
Um pacote de ações foi elaborado e, inicialmente, estas instituições darão suporte aos empreendedores na elaboração de planos personalizados de ações, a serem implantadas nas empresas a curto, médio e longo prazos, por meio de uma plataforma online disponível no endereço http://retomada.go.senac.br.
Em simultâneo, o Senac está ofertando uma Trilha de Aprendizagem para os donos de negócios, com capacitações online direcionadas às necessidades identificadas nos planos de ações, e para os colaboradores das empresas, com a disponibilização de 9 mil vagas em cursos gratuitos e a distância de educação profissional.

Conteúdos e lives
As ações terão continuidade com lives de profissionais de referência em empreendedorismo no Brasil. O ponta-pé foi dado no dia 27/8, com a live “O papel da liderança na retomada da economia – superando desafios”, com Max Gehringer. No dia 3/9, às 19h, será a vez da live “Empreendedorismo e economia no mundo pós-coronacrise – impacto e retomada para os empreendedores”, com Marcus Marques. Outras duas lives, com Luísa Helena Trajano e Lisiane Lemos também serão promovidas com datas ainda a confirmar.
Todos que acessarem a plataforma Retomada de Sucesso (endereço http://retomada.go.senac.br) também receberão dois e-books, sendo um com 156 dicas infalíveis para empresas do comércio de bens, serviços e turismo e outro contendo 60 soluções para a retomada dos pequenos negócios pós-Coronacrise.
Pretende-se com esse conjunto de ações despertar nos empresários a necessidade de desenvolver uma nova mentalidade empreendedora, com empreendedores preparados para gerir bem o seu negócio, seguindo os protocolos de segurança, e ainda capacitando-se, inovando, criando, buscando alternativas para se diferenciar.
Sem dúvidas, este projeto levantará o nível de confiança e a autoestima dos donos de comércio e, como reflexo, promoverá a educação profissional de suas equipes.
Estamos muito Felizes por fazer parte de tudo isso!

Time My Place Office