Quem é profissional liberal ou freelancer passa pela dúvida se é melhor trabalhar em Coworking ou em Home Office. Afinal, o profissional precisa de um lugar para exercer sua função e as duas alternativas oferecem boas vantagens.

No entanto, não dá para trabalhar em casa e em um Coworking. É necessário pensar qual dos dois faz mais sentido no contexto atual da sua vida profissional e decidir sua alternativa com base nisso.

E aí, é melhor trabalhar em Coworking ou no Home Office? Vamos descobrir a seguir!

 

O que é um Coworking e o que é um Home Office?

 

Para poder decidir se é melhor trabalhar em Coworking ou em Home Office, precisamos primeiro definir os dois conceitos para que possamos nos entender nessa conversa. Afinal, o que é cada um desses termos?

Um Coworking é um espaço compartilhado por vários profissionais ou empresas, de modo que os custos do espaço, decoração e utilidades fique menor para todos. 

Atualmente, existem muitos coworkings espalhados pelo Brasil e pelo mundo. A tendência está tão em alta que até a Prefeitura de São Paulo vai investir centenas de milhares de reais em um coworking público na cidade.

Por outro lado, trabalhar em Home Office é executar a sua função em casa mesmo. Para alguns, significa separar um cômodo ou espaço do lar para isso, enquanto outros preferem trabalhar no sofá e de pijama mesmo.

 

Quais as vantagens de trabalhar em Coworking?

 

Um Coworking apresenta uma série de vantagens para quem é freelancer ou profissional liberal e precisa executar sua função à distância. Confira abaixo alguns dos seus principais benefícios!

 

1. Mais produtividade

 

Uma das vantagens de trabalhar em Coworking é poder executar o seu trabalho sem as distrações da casa. Afinal, quando estamos no nosso lar, ficamos tentados a ver um episódio de série na Netflix, jogar videogame, ler um livro ou fazer um chá.

Já no Coworking, não há nenhuma dessas coisas, além do fato de haver outros colaboradores por perto. Por isso, não há para ficar procrastinando como fazemos em casa. E por falar em outras pessoas…

 

2. Mais networking

 

Trabalhar em Coworking significa interagir diariamente com dezenas de outros profissionais freelancers. Para algumas áreas, é uma oportunidade e tanto para fazer networking.

Profissionais como coaches, consultores, contadores, advogados e até mesmo empresas de Marketing Digital podem se beneficiar dos contatos obtidos em Coworkings, desde para obter novos clientes, como colegas para um determinado projeto.

 

3. Não precisa ser algo permanente

 

Um dos benefícios do Coworking é que você não precisa ter um vínculo com o lugar, podendo usá-lo só quando precisar. Desse modo, é possível ter um “escritório” profissional disponível sob demanda.

Assim, profissionais que precisam de um espaço para uma reunião com potenciais clientes, estão viajando e precisam trabalhar ou qualquer outra necessidade repentina, pode usar o Coworking para isso.

 

4. Melhor para captação de clientes

 

No geral, trabalhar em um Coworking é melhor para a captação de clientes de um profissional liberal. Como dito, é possível prospectar opções entre os próprios frequentadores do local ou levar potenciais clientes para uma reunião ali, causando uma boa impressão inicial.

 

Quais as vantagens de trabalhar em home office?

 

Da mesma forma que trabalhar em Coworking traz vantagens, fazer o mesmo no Home Office também conta com alguns benefícios, embora não os mesmos. Veja a seguir quais são!

 

1. Mais conforto

 

O trabalho em casa é, sem dúvidas, mais confortável. Em primeiro lugar, não é necessário seguir nenhum dress code, basta ficar como quiser (alguns dos profissionais mais respeitados do mercado trabalham de pijama o dia todo).

Além disso, você pode trabalhar no sofá, na mesa da sala ou até mesmo na cama se estiver se sentindo um pouco mais gripado nesse dia.

 

2. Mais flexibilidade

 

Outro benefício de trabalhar em casa é que você tem mais flexibilidade para cuidar de determinados afazeres. Precisa ir buscar o filho na escola? Tudo bem, dá para pausar um pouco o serviço e ir lá. Precisa preparar o almoço? Sem problemas.

Aliás, por falar nisso…

 

3. Vida mais saudável

 

O trabalho em casa ajuda a pessoa a levar uma vida mais saudável. No Coworking ou em uma empresa, é muito fácil sair para almoçar em um restaurante próximo e acabar comendo fast food todos os dias.

Em casa, no entanto, há tempo para fazer uma refeição mais saudável, cozinhar a própria comida e levar a vida em uma marcha mais devagar, sem correr tanto.

 

4.  Menos custos

 

Por fim, mas não menos relevante, trabalhar em Home Office é mais econômico. Sim, sua conta de luz virá um pouco mais alta que o normal, mas você não gastará com transporte, comida na rua e tantos outros custos que o Coworking ou o trabalho na empresa geram.

E aí, decidiu se é melhor trabalhar em Coworking ou Home Office para você? Provavelmente a melhor resposta é o equilíbrio entre ambos, aproveitando cada vantagem conforme a sua necessidade muda.

Se você gostou do artigo, não esqueça de deixar uma mensagem com a sua opinião sobre o assunto!