
Diz-se que a única constante na vida é a mudança ou a adaptação a ela. Sempre haverá um “novo normal”, e são as empresas capazes de se adaptar efetivamente a ela que sobrevivem e prosperam.
A pandemia de COVID-19 forçou as organizações a repensar seus processos, recursos e comunicação para enfrentar os desafios colocados pela mudança radical. A organização, os lugares, as ferramentas… tudo foi tocado.
Não é mais apenas uma questão de hierarquia, mas de comunidade. De fato, uma nova forma de gestão está surgindo e deve atender às crescentes expectativas dos funcionários em termos de digitalização.
Essa transição repentina acelerou a revolução trabalhista e permitiu que eles mantivessem os pontos fortes de um ambiente de negócios reativo enquanto mudavam o que não funcionava. O método ágil é a base dessa versatilidade: é uma abordagem que lhes permitiu lidar com o inesperado de forma brilhante. Mas como funciona o novo normal e como foi possível empreender nele?
O QUE ESPERAR AO EMPREENDER NO NOVO NORMAL?
Para empreender no novo normal, as empresas precisarão reestruturar os espaços de trabalho. Além disso, o investimento em soluções tecnológicas deverá também ser aumentado de forma a melhorar o trabalho, a criatividade e a colaboração, onde será abordada a remodelação do espaço, deixando o posto de trabalho fixo em segundo plano.
A tecnologia será usada para emissão de dados, escritórios virtuais, aplicativos de estacionamento e sistemas automatizados de reserva de salas de reunião. As empresas devem reinventar seus processos de trabalho e o relacionamento dos funcionários com eles.
Do ponto de vista do empregador, essas mudanças resultarão em economia nas despesas do escritório, como limpeza, móveis, custos de aluguel com escritórios menores, manutenção, etc. O funcionário terá um certo grau de liberdade, maior conforto e evitará deslocamentos. A priori, tudo é benefício para ambos.
COMO ISSO FUNCIONA?
Para melhor responder aos novos hábitos de trabalho, é necessário implementar meios de acordo com o contexto. Novas ferramentas tecnológicas e redesenho de escritórios colaborativos são necessários para um trabalho mais eficiente.
Além de reduzir sua carga de trabalho, essas ferramentas devem ajudar a fortalecer o vínculo gerente remoto-colaborador.
Muitos escritórios físicos podem impedir que os funcionários trabalhem juntos. Uma das principais vantagens da estrutura ágil de um escritório virtual, por exemplo, é permitir que você mude rapidamente de direção, o que é impossível se seus funcionários tiverem tanta papelada que os confinam aos seus escritórios físicos.
Equipes estruturadas em torno da comunicação e colaboração funcionam melhor quando têm soluções de software integradas para ajudá-las a coletar, apresentar e explorar informações.
Nós acreditamos que as empresas devem adaptar-se, tanto quanto possível, a esta nova realidade, e estudar soluções inovadoras para manter o distanciamento social e o bem-estar dos seus colaboradores. Todos estes contributos serão essenciais para evoluir para esta nova realidade e continuar a trabalhar para a excelência empresarial.
Para o bom funcionamento desta nova organização, é necessário trabalhar de forma diferente, com mais diversão e simplicidade, sem restrições geográficas, por meio de uma plataforma que conecte equipes, projetos, aplicativos e processos.