Nos últimos anos, as salas de coworking se tornaram uma tendência no Brasil, e vêm crescendo a cada dia. De acordo com o CENSO COWORKING BRASIL 2017, o país conta com 810 espaços compartilhados, sendo mais de 56 mil estações de trabalho.

LEIA MAIS: O que é um coworking?

O estudo aponta, ainda, que o negócio gera mais de 3,5 mil empregos diretos e indiretos e movimenta R$ 82 milhões.

Mas, afinal, por que esse boom das salas de coworking? A resposta é simples e está relacionada ao aumento no número de empresários e novas empresas criadas nos últimos anos, principalmente devido à crise econômica e às taxas de desemprego.

De baixo investimento e excelente custo-benefício, as salas de coworking chamam a atenção dos profissionais porque permitem que eles trabalhem em uma infraestrutura de primeira qualidade por um valor fixo. Ou seja, sem gastos extras com despesas operacionais, como contas de luz e água, e compra de mobiliário. Afinal, tudo isso está incluso no aluguel.

Benefícios das salas de coworking

Além de economizar com custos operacionais, o que permite alocar tempo e dinheiro em outras áreas mais estratégicas da empresa, há muitos outros benefícios em alugar uma sala de coworking para alavancar o seu negócio.

Parcerias

Por ser um espaço compartilhado por diversos tipos de profissionais e empreendedores, é comum estabelecer parcerias com empresas de advocacia, contabilidade, recursos humanos, entre outras, a fim de garantir apoio completo aos negócios.

LEIA TAMBÉM: Salas de reunião dentro de um coworking, como utiliza?

Networking

Essa é uma das formas mais eficazes de venda – seja de produtos ou de serviços. Por ser um ambiente compartilhado, é possível lidar com pessoas diferentes, dos mais diversos segmentos. Compartilhar informações, experiências e apresentar sua empresa durante uma pausa para o café ou em um happy hour, por exemplo, é uma excelente oportunidade de negócio. Isso ajuda a tornar o seu negócio mais conhecido no mercado.

Novas oportunidades

Ao iniciar um negócio, é comum que as pessoas optem por criar escritórios em suas residências. Alugar uma sala de coworking é uma excelente oportunidade para sair da bolha e conhecer pessoas, fazer parcerias, analisar novas oportunidades e ideias.

Investimento inicial baixo

Que tal utilizar o dinheiro que você gastaria montando um escritório próprio para investir em estratégias de marketing? Ao alugar salas de coworking, você não precisa gastar com móveis, ar-condicionado, entre outros, já que tudo está embutido no valor da mensalidade.

E não é só isso. Os benefícios das salas de coworking vão muito além. No entanto, é preciso pesquisar para encontrar o lugar que mais se encaixa no seu perfil.

Entre os itens a serem levados em consideração, destacam-se: localização do coworking, acesso via transporte público ou estacionamento, horário de funcionamento, serviços oferecidos, entre outros.

A My Place Office é uma ótima opção para quem procura o coworking ideal. A empresa, que conta com 16 unidades, divididas em 4 estados, possui uma infraestrutura de qualidade, que garante amplo acesso à alta tecnologia, treinamentos aos colaboradores e processos internos que ajudam a promover um ambiente saudável para todas as empresas.

Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e fique atento às novidades dos coworkings pelo Brasil e pelo mundo.