Em tempos modernos, é essencial conhecer ferramentas digitais para quem trabalha em coworking. Afinal, é importante saber como otimizar o seu trabalho longe do escritório.

Os coworkings são espaços montados nas cidades para que profissionais autônomos ou escritórios digitais possam operar e trabalhar para seus clientes.

No entanto, é preciso usar algumas ferramentas digitais para quem trabalha em coworking para otimizar a organização do trabalho. Veja nossas sugestões a seguir!

Google Drive é uma das principais ferramentas digitais para quem trabalha em coworking

O trabalho em coworking é, normalmente, destinado para empregos que podem ser realizados a distância. Isso significa que são trabalhos que produzem arquivos digitais.

Alguns exemplos são textos, códigos de programação, arquivos de imagem, vídeos editados, arquivos de som e muito mais.

Além disso, o coworking permite que o profissional possa atender pela Internet clientes de todos os cantos do mundo. Um autônomo do Rio de Janeiro pode atender uma empresa de Roraima e vice-versa.

Assim, é essencial ter uma ferramenta que permita transmitir esses arquivos de forma fácil para qualquer lugar do mundo.

O Google Drive é essa ferramenta. Com ele, é possível adicionar qualquer tipo de arquivo na nuvem e permitir que o cliente, em qualquer lugar do mundo, possa acessá-lo imediatamente.

Por isso, é uma das principais ferramentas digitais para quem trabalha em coworking, pois permite organizar a entrega de conteúdo para os clientes de maneira muito fácil e prática.

Skype ou Zoom são essenciais para encontros e reuniões

Quem trabalha em coworking sabe que grande parte do serviço inclui fazer calls com os clientes ou outros membros da sua equipe, que estão igualmente espalhados pelo Brasil.

Para essas reuniões, é essencial ter uma ferramenta que permita montar calls em vídeo para conversar com as pessoas.

O Skype é uma das principais ferramentas digitais para quem trabalha em coworking pois é gratuita e muito comum, sendo que praticamente todos os clientes podem tê-lo no PC.

Já o Zoom é uma opção com muitos recursos e que se tornou muito popular nos últimos meses, especialmente porque permite videoconferências com muitas pessoas ao mesmo tempo.

Trello é uma ferramenta gratuita para organizar tarefas

Uma das maiores dificuldades para quem trabalha por conta própria em coworking ou em home office é organizar o ritmo de trabalho. Aliás, isso é verdade também para quem tem que gerenciar um time inteiro via coworking.

Por isso, é importante ter ferramentas digitais que facilitem o fluxo de trabalho, estabeleçam funções por fazer, já feitas e possam organizar visualmente as responsabilidades de cada membro do time.

Existem dezenas de ferramentas digitais nesse sentido, cada uma com uma lógica ou seguindo um modelo de organização. No entanto, existe uma ferramenta grátis que ajuda bastante quem trabalha em coworking: o Trello.

Pois é, a ferramenta permite criar colunas e cards com tarefas para organizar melhor o seu ritmo de trabalho.

Além disso, dá para criar diferentes dashboards por projetos, o que facilita a organização geral do seu trabalho, inclusive com a possibilidade de compartilhar os dashboards com membros do seu time.

Por exemplo, suponha que você trabalha em uma equipe de programação que precisa desenvolver um aplicativo para um cliente. É possível criar o dashboard desse projeto e criar várias colunas, cada uma para um membro do seu time, com cards para cada um fazer as tarefas propostas.

Slack é uma ferramenta que faz “de tudo um pouco”

Às vezes, são tantas as ferramentas digitais para quem trabalha em coworking que pode ficar difícil organizar tudo.

Caso você seja do tipo que prefere uma ferramenta só para dar conta das principais tarefas, então o Slack é uma das melhores opções para o seu caso.

Esse software (que é gratuito) permite facilitar a comunicação entre as equipes, criando diferentes canais de conversa, além de selecionar opções de conversas privadas também.

Além disso, ele permite gerenciar atividades e compartilhar arquivos entre os times, além de manter todas as tarefas organizadas por cada projeto sem precisar enviar e-mails em massa para seu time.

Ou seja: é uma solução bem interessante que dá conta das principais necessidades de quem trabalha em um coworking.

Remember the Milk ajuda a não esquecer nenhum compromisso

Apesar de pouco conhecido, o Remember the Milk é um aplicativo muito útil para quem precisa lidar com uma série de tarefas, mas acaba esquecendo algumas.

Basicamente, o aplicativo serve para organizar a rotina do usuário. Basta abrir o dia que você quer registrar alguma tarefa e colocar ali, incluindo informações de horário e outros detalhes. Quando chegar a hora, o aplicativo lembra você do compromisso marcado e você não perde nenhuma tarefa por causa disso.

Para quem trabalha em coworking, o app é útil pois permite que você possa registrar quando retornar um e-mail, quando ligar para um cliente, quando enviar aquele projeto de última hora ou quando interromper a rotina para um compromisso pessoal.

Essas são algumas das principais ferramentas digitais para quem trabalha em coworking. Com todas elas no seu computador ou celular, você se tornará muito mais produtivo e trabalhará melhor em equipe.

E aí, qual é a sua ferramenta digital essencial? Conte pra gente nos comentários abaixo!