Home office não é sinônimo de moleza e exige muito foco e disciplina, não é para qualquer um. A sua família também tem que entender que você está trabalhando igual como se estivesse num escritório fora de casa para não atrapalhar sua produtividade. Independente de qual seja o motivo para essa escolha, o home office traz muitas vantagens. Mas você sabe como montar um espaço de trabalho em casa bacana?

Como ser organizado no Home Office

Elencamos algumas técnicas que podem deixar o seu cantinho para o trabalho mais aconchegante e mais propicio à produtividade:

  • Iluminação: Monte seu espaço de trabalho perto de uma janela. A luz do sol faz bem e pode te ajudar a se manter acordado.
  • Conforto: Tenha um espaço reservado para o conforto. Trabalhar por muito tempo sem parada prejudica a sua produtividade. Reserve um espaço para um puff confortável para fazer uma pausinha de alguns minutos durante a jornada.
  • Decoração: Decore o espaço do seu jeito. É importante personalizar o seu espaço, mostrar que aquele lugar é seu. Escolha cores neutras, mas caso queira ousar, use a cromoterapia para avaliar os benefícios da cor escolhida. A sua mesa deve ter a sua cara. E nos arredores dela, uma boa sugestão é ter uma plantinha por perto.
  • Mobiliário: Na hora de montar o seu espaço home office, é fundamental ficar atento para a escolha do mobiliário. Não ouse demais, móveis cheios de curvas ao estilo dos vistos em revistas de design e redes sociais como o Pinterest, podem não ser funcionais: uma cadeira toda descolada pode causar problemas na coluna. Lembre-se de focar na ergonomia, altura das mesas e cadeiras, leve em conta o bem-estar em relação aos males causados pela jornada de trabalho, como dores nos pés, na coluna e problemas visuais.
  • Internet: Adote uma Internet de banda larga, preferencialmente. Verifique qual a provedora que tem menos intermitência de sinal no seu bairro. Já pensou aquela vídeo conferência com o cliente ser adiada ou até mesmo cancelada pelo fato de você não possuir um bom sinal de Internet em casa?
  • Aplicativos de agenda: Busque aplicativos que facilite a sua vida no tocante ao gerenciamento de agenda. Gostamos muito do Google Calendar (Android) e o Calendar (Apple). Já tentou algum destes?
  • Comodidade: Por fim, mantenha tudo o que você precisa perto de você: post-its, canetas, blocos de anotações, dicionários, enfim, tudo útil ao seu trabalho.

Como você pode ver a escolha pelo escritório virtual ou home office não é mutuamente excludente. Na verdade, os profissionais baseados em um Home Office podem se beneficiar bastante de um Escritório Virtual, utilizando-o para reuniões ou encontros de trabalho, anotações de recado através do atendimento telefônico e serviços de apoio.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog, compartilhe com os seus amigos e não se esqueça de navegar pelo site da MPO. www.myplaceoffice.com.br

ESCRITO POR VIVIANI CABRAL