Por que 2022 foi um ano de desafios e conquistas para os Pequenos Negócios no Brasil?

By Luana Patricia In Novidades

21

mar
2023

Fazer o balanço do ano e identificar os méritos e problemas que foram enfrentados é uma ótima oportunidade para crescer e aprender com o período que finda. Por isso é muito importante saber quais foram as conquistas e desafios do ano de 2022, em especial dos pequenos negócios do Brasil.

O ano de 2022 ficará na história como o ano em que a pandemia mundial de Covid-19 diminuiu, e com isso os diversos tipos de comércios e serviços voltaram ao seu funcionamento normal. De forma que foi necessário se reinventar, enfrentar uma crise global e se reinserir no mercado, utilizando novas tecnologias.

Além disso, este ano que passou ficou conhecido por diversas realizações em relação aos pequenos negócios. Visto que a pandemia forçou o empresário a buscar soluções criativas e inovadoras, que contribuíram para o crescimento de diversos setores.

Sendo assim, o blog da My Place Office traz aqui os principais desafios e conquistas dos pequenos negócios em 2022. Para que os empreendedores possam se inspirar nas histórias e ter um ano 2023 com o máximo de aproveitamento.

O desafio da pandemia

Os anos de 2020 e 2021 foram diretamente impactados com a pandemia de Covid-19, onde vimos diversas empresas fecharem ou se afundarem em dívidas. Os pequenos negócios, muitos vistos como não essenciais, foram os mais afetados nesse período. Fato que começou a mudar no ano subsequente.

Segundo a 14ª pesquisa intitulada “O impacto do coronavírus por região” (abril-maio/2022) organizada pelo Sebrae, apenas cerca de 3% dos pequenos negócios apontam a pandemia como um quesito que traz dificuldades para os negócios. 

Contudo, itens como aumento de custos (50,3%) e falta de clientes (20%) foram apontados como grandes empecilhos para o pequeno empresário. O que podemos perceber com tais dados é que a pandemia não estava trazendo grandes problemáticas no ano de 2022, mas sim as consequências advindas deste período.

De modo que, no ano de 2022, os pequenos negócios enfrentaram desafios da retomada do mercado. Onde encontraram novas dificuldades resultantes desse período de isolamento e baixa, principalmente em relação à crise mundial, baixo poder de aquisição e a alta do preço de insumos básicos.

Outros desafios

Além desses problemas apontados, ainda podemos perceber alguns  desafios relacionados ao grande avanço da tecnologia e ao alto consumo através de meios digitais. Até mesmo o uso de inteligência artificial em diversos serviços.

Estes desafios não só vieram da pandemia, mas também do crescimento do setor tecnológico e da busca por tecnologias mais efetivas. O avanço dos smartphones, por exemplo, trouxe diversos benefícios, que contudo também trouxeram junto  a obrigatoriedade de novos aprendizados, investimentos e readequações.

Sendo assim, o pequeno negócio teve principalmente uma grande oportunidade de expansão. Contudo os desafios se somaram a estas oportunidades, exigindo mudanças de forma acelerada e com isso investimentos.

Confira alguns os desafios ligados à tecnologia:

  • adequação do uso de pix como forma de pagamento;
  • necessidade de produção de conteúdo em redes sociais;
  • atendimento via aplicativos de mensagens instantâneas; 
  • inserção digital em todas as etapas (compra de insumos, produção e vendas).

2022 também foi um ano de conquistas

Grande parte dos desafios que foram enfrentados durante todo o ano, se constituíram também em vantagens e conquistas para os pequenos negócios. Afinal, novas ferramentas surgiram e deram possibilidade de crescimento e de reinserção no mercado.

Este fato mostrou que o pequeno negócio brasileiro tem um grande potencial criativo e sabe lidar com as adversidades apresentadas, tornando-as conquistas que impulsionam o mercado.

Algumas das principais conquistas de 2022 para o pequeno empreendedor incluem um saldo positivo na produtividade, consolidação da empresa no meio digital e a geração de empregos. Por isso falaremos mais sobre cada um destes tópicos a seguir:

Aumento da renda e produtividade 

Com a inserção maior das empresas no mundo digital, a competitividade entre os pequenos negócios aumentou. De tal forma que o pequeno empresário teve que achar condições para acompanhar essa onda e aumentar sua produtividade. 

Programas do governo aliados ao Sebrae, trouxeram esta possibilidade. Como por exemplo, o programa Agronegócio que trouxe resultados como o aumento médio de 16% da renda e 16,5% da produtividade.

Ainda podemos citar o programa Brasil Mais, em parceria com o Senai, que alcançou cerca de 12 mil empresas do setor industrial. Com saldo de 23% do aumento da produtividade e 8% no faturamento das mesmas. Resultados semelhantes, também, foram obtidos nas mais diversas áreas: Comércio, Serviço e Turismo

Consolidação do meio digital

Uma grande conquista foi o aumento de 67% das Indicações Geográficas registradas, com mais de 100 validadas pelo INPI. E isso se deu por conta de uma rede de suporte aos empreendedores que tiveram incentivo e meios para realizar esta validação.

Do mesmo modo, programas como o Programa Agente Local de Inovação (ALI) atendeu 124,6 mil pequenos negócios e formou 1.464 consultores. Resultando em maior possibilidade de acesso a soluções digitais e inovadoras.

Geração de empregos

E por último, mas não menos importante, temos um crescimento considerável no impacto que os pequenos negócios tiveram na geração de novos empregos. Somente no mês de Outubro/2022, 80% dos empregos criados foram por conta das MPE.

Sem contar que esse número tem uma repercussão ainda maior no número de brasileiros que se beneficiam com esses empregos. Cerca de 86 milhões (40%)  dos brasileiros têm seu sustento direto ou indiretamente por conta de pequenos empreendimentos. Um avanço incrível do empreendedorismo brasileiro nos últimos anos.

Conte com a My Place Office para realizar novas conquistas em 2023

Para que os desafios e oportunidades de 2023 produzam um efeito positivo nos pequenos negócios é importante o investimento não só digital, mas também no espaço que ela atua. Nesse sentido, além de contar com uma estrutura de qualidade, é preciso também levar em conta o custo benefício do local.

Sendo assim, na My Place Office você encontra o ambiente perfeito para expandir sua empresa de maneira eficaz e lucrativa. Aqui você pode escolher desde as estações de trabalho compartilhadas até as salas privativas, tudo com uma estrutura pronta para receber a sua empresa. Além disso, conte com as nossas salas de reunião e de treinamento.

Entre agora em nosso site, confira as ofertas disponíveis e agende uma conversa agora mesmo!

Leave a reply